Header
|      Página Inicial       |          Notícias            |        Destaques         !         Eventos          !       Outros Sites        |       Expediente         |         Contato          |
Anuncie em Aviation & Cruising online (clique para entrar em contato)
Anuncie em Aviation & Cruising online (clique para entrar em contato) ADAMJets - A maior coleção de miniaturas de aviões do mundo! Entregamos no Brasil com segurança e confiabilidade... acesse nosso site (www.adamjets.com)! Anuncie em Aviation & Cruising online (clique para entrar em contato)
Anuncie em Aviation & Cruising online (clique para entrar em contato)


Jogos Olímpicos trazem movimento recorde ao Aeroporto Internacional do RJ

08/2016 (Daniel R.Carneiro, Aviation online)

Com o encerramento dos Jogos, o RIOgaleão bateu seu recorde histórico no movimento de passageiros, recebendo simultaneamente gigantes como o A380 da Air France e os Boeing 747 da Lufthansa, British Airways, Qantas e United Airlines.
 


O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro registrou no dia 22 de agosto - um dia após o encerramento dos Jogos Olímpicos Rio2016 - seu recorde histórico de movimento de passageiros: cerca de 85.000 pessoas, mais que o dobro do movimentado em dias normais, e cerca de 430 pousos e decolagens. Do total de passageiros, 7.500 faziam parte da Família Olímpica (atletas e pessoal credenciado), movimentando aproximadamente 28 mil bagagens. Para evitar transtornos no embarque, a concessionária orientou aos passageiros de voos internacionais que chegassem para o check-in seis horas antes, e os de voos domésticos, duas horas antes do horário da partida, além de reforçar sua equipe de atendimento com 135 funcionários extras, que contaram também com o apoio dos voluntários da Rio 2016 que atuaram no aeroporto.

Para otimizar o fluxo recorde de passageiros, os 174 balcões presenciais de check-in do aeroporto tiveram o reforço de uma estrutura de check-in remoto instalada na Vila dos Atletas. O check-in remoto funcionou entre os dias 21 e 23 de agosto e nele as delegações puderam efetuar o check-in, despachar as bagagens e emitir seu cartão de embarque. As bagagens foram transportadas até o pátio do aeroporto por caminhões sob a responsabilidade da organização da Rio 2016, seguindo direto para as aeronaves. Com isso, os atletas puderam chegar ao aeroporto e seguir direto para o raio-X.



O encerramento dos Jogos Olímpicos Rio2016 foi o primeiro grande teste para o recém-inaugurado Pier Sul (expansão do Terminal 2 com 100 mil m² e 26 novas pontes de embarque), que recebeu simultaneamente o maior número já registrado de aeronaves wide-body (de grande porte e fuselagem larga), incluindo o Airbus A380 da Air France, que fez o primeiro voo comercial com esse modelo de aeronave para o aeroporto. O A380, prefixo F-HPJJ, foi recepcionado com o tradicional batismo com água pelos caminhões de bombeiros, feito quando uma nova companhia aérea ou modelo de aeronave faz seu primeiro voo para um aeroporto, e por dezenas de spotters, que registraram a chegada com suas câmeras. Pouco antes da chegada do A380, o aeroporto recebeu simultaneamente 3 Boeing 747-8 da Lufthansa, incluindo o "Fanhansa Siegerflieger" (D-ABYI) que transportou a seleção campeã da Copa do Mundo de 2014 e o "Olympia Mannschaft Siegerflieger" (D-ABYK), que levou para casa boa parte da delegação olímpica alemã. Além destes, passaram pelo RIOgaleão, também, os Boeing 747-400 da British Airways, Qantas Airways (Austrália) e United Airlines; os Boeing 777-300 da Aeroflot (Rússia), Air China, ANA - All Nippon Airways e Japan Airlines (Japão) e Korean Air; o Boeing 777-200 da Alitalia (os voos da companhia para o Rio de Janeiro são normalmente operados com Airbus A330-200); o Boeing 767-300 da Austrian Airlines; os Airbus A330-200 da Aeroflot e da Air Algerie (Argélia) e o Ilyushin IL-96-300 da Cubana de Aviación. Entre as aeronaves menores, foram atendidos dois Airbus A319CJ da força aérea da República Tcheca, além de um Boeing 737-800 da TravelService, do mesmo país.


Em novembro de 2014, o RIOgaleão se tornou o primeiro aeroporto brasileiro autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a receber voos de aeronaves de categoria F (Airbus A380 e Boeing 747-8), após passar por uma série de adequações que incluíram a construção do Pier Sul, equipado com três pontes (fingers) especialmente preparados para o embarque e desembarque de passageiros desses grandes aviões.


Em agosto de 2014 o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro teve sua administração concedida ao consórcio RIOgaleão, formado pela brasileira Odebrecht TransPort, pela Changi Airports International, de Cingapura (responsável pelo aeroporto mais premiado do mundo), e pela Infraero. O contrato de concessão é de 25 anos e até o fim desse período, o RIOgaleão deverá investir R$ 5,2 bilhões no aeroporto (desse total, até o presente, já foram investidos R$ 2 bilhões em intervenções já concluídas). As obras do aeroporto foram conduzidas por um consórcio liderado pela Odebrecht, Já a Changi Airports contribuiu com sua experiência na gestão de operações aeroportuárias.



AVIATION online gostaria de agradecer à RIOgaleão pelo convite para a cobertura da chegada do Airbus A380 da Air France e de outros voos charters recebidos pelo aeroporto após o final dos Jogos Olímpicos.


[ índice de artigos ]

 

Anuncie em Aviation & Cruising online (clique para entrar em contato)
Anuncie em Aviation & Cruising online (clique para entrar em contato) ADAMJets - A maior coleção de miniaturas de aviões do mundo! Entregamos no Brasil com segurança e confiabilidade... acesse nosso site (www.adamjets.com)! Anuncie em Aviation & Cruising online (clique para entrar em contato)
Anuncie em Aviation & Cruising online (clique para entrar em contato)

©2017 - Aviation & Cruising online - todos os direitos reservados
proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização

Página inicial Página inicial Contato Versão em Português English version Versión en Español Página inicial Siga-nos no Twitter!